Nem franquias, nem filiais. Um modelo de gestão empresarial implantado em empresas brasileiras, na década de 70, desencadeou o crescimento da marca DeROSE Method, não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e Europa.
O formato utilizado é o de credenciamento de entidades autônomas. Estas, por sua vez, funcionam com um sistema exclusivo de administração participativa. Trata-se de um contrato, por meio do qual os credenciados seguem cláusulas que garantem um trabalho sério, o qual beneficia a Marca; em retribuição têm o direito de usar nos seus produtos a mesma Marca. São autorizadas a utilizar o nome DeROSE as empresas que adotam a metodologia proposta.
Nesta nova maneira de administração participativa quase todas as decisões são tomadas em conjunto.
“Não somos uma empresa, mas um conjunto de centenas de empresas autônomas e independentes umas das outras. Cada qual pertence a um proprietário ou, se for associação, cada uma tem seu presidente. Umas são escolas, outras são associações, muitas casas de cultura, algumas federações, uma editora, uma distribuidora de material didático para as entidades filiadas e uma distribuidora de livros online”, descreveu DeRose, fundador do sistema.
Inicialmente o modelo de gestão foi aplicado em escolas sediadas no Brasil, atingindo: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Depois a expansão continuou para a América Latina, Estados Unidos e Europa. Hoje existem unidades em New York e Hawaii, Paris, Londres, Roma, Milão, Madrid, Barcelona, Edimburgo, Lisboa e Porto, Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Calafate e Bariloche, Santiago do Chile, Oulu (na Finlândia). Novas unidades estão em implantação na Suíça, Alemanha, Austrália e Canadá.
“Estamos no mercado há mais de cinquenta anos. Sobrevivemos a choques econômicos, sete mudanças de moeda, inflação e reveses diversos a que o nosso país foi submetido”, lembrou o empresário DeRose.
Atualmente cerca de 600 empreendedores compõem as escolas que formam a Rede DeROSE. Ensinam técnicas e conceitos que aprimoram o comportamento. Por consequência, estimulam alta performance e qualidade de vida a empresários, estudantes e esportistas. Os conceitos comportamentais são: boa qualidade de vida, boas relações humanas, boas maneiras, boa cultura, boa alimentação, boa forma, bom ambiente e bons ideais. As técnicas são exercícios respiratórios, procedimentos corporais, administração do stress, concentração etc.
As escolas promovem muitas atividades como: cursos, noites de gourmet (para ensinar a preparar e depois degustar as receitas de um sistema alimentar saudável), exibição de vídeos, círculos de leitura, grupos de coreografia, de vocalização, network business meetings, jantares em família (convidando os familiares dos alunos), festas de aniversário entre outras, saídas para teatro, cinema, exposições, vernissages, trekkings, piqueniques, passeios, viagens, participação em festivais. Todos os anos são realizados cerca de dez eventos de maior porte. Estes eventos acontecem no Brasil, mas também em Buenos Aires, Porto, Paris e New York.
Além das escolas
A expansão da Marca não aconteceu apenas em território, mas extrapolou os limites das escolas. Grandes empresas adotam a metodologia DeROSE Method para aumentar a produtividade e qualidade de vida de seus gestores. Estre estas empresas estão: Adidas, Peugeot, Johnsons, Itaú, Salsa Jeans, Banco do Chile, Santander, Nestlé, Petrobrás, Mercado Livre, CenturyLink, Starbucks, Telefônica, Dell, entre outros.
Fonte: Núcleo de Comunicação e Imprensa DeROSE Method Jornalista Responsável: Fabiula Blum – fabiula.blum@derosemethod.org Assessoria de Imprensa: EmeDois Comunicação / Mariana Marques - mariana@agenciaemedois.com.br / Sávia Reis - savia@agenciaemedois.com.br Foto: Marcos Eiji