Alto da XV

Rua Itupava, 601 - Curitiba-pr

+55 41 3264-6495

Fale conosco e agende uma visita

O que é intuição e como desenvolvê-la

O que é intuição

É bem provável que você tenha passado um bom tempo buscando a resposta sobre algo que desejava muito resolver, e quando já havia desistido de encontrá-la, repentinamente a resposta aparece como que soprada em seus ouvidos. Isso é intuição.

Para saber como ela funciona e como desenvolver um estado de intuição linear, é preciso entender uma visão muito antiga de como o ser humano é constituído.

Os corpos do homem e planos do universo

Ele é constituído por uma série de veículos ou corpos, com diferentes coeficientes de densidade. São eles:

  • corpo físico;
  • corpo emocional;
  • corpo mental;
  • corpo intuicional;
  • dentre outros.

O corpo físico, por ser mais denso que o emocional, tende a eclipsar as emoções. Por exemplo, a prática de esportes onde o corpo físico solicita a atenção da consciência não é o momento ideal para desfrutar de uma atitude emocional. Se a consciência estiver fluindo pelo canal físico, a manifestação das emoções fica comprometida.

Da mesma forma que o corpo físico (mais denso) eclipsa o corpo emocional (mais sutil), o emocional que é mais denso que o mental, eclipsa a mente. Tente, por exemplo, estudar quando estiver emocionado por paixão ou por ciúmes. Provavelmente não renderá muito naquela atividade intelectual, pois não há lucidez mental quando se está emocionado.

E assim ocorre com o corpo mental (mais denso) eclipsando o corpo intuicional (mais sutil), onde se processa a verdadeira meditação. Em outras palavras, se a mente não parar de pensar, a intuição não fluirá e a meditação não ocorrerá.

O estado de meditação

A meditação é a parada dos pensamentos fazendo com que a consciência se expresse através de um canal mais sutil que está acima da mente: o intuicional.

Na verdade o termo meditação não é o exato, pois o dicionário define meditar como pensar, refletir sobre algo, porém para fazer com que a consciência flua pelo veículo intuicional é preciso neutralizar o organismo mental, ou seja, parar de pensar. Mas como este termo foi mundialmente aceito, não vamos contestar.

Esse estado de consciência é, na verdade, um tipo de intuição.

“A intuição comum é como um flash de uma câmera fotográfica, só que não tem dimensão em termos de tempo. É um insight. Mas, sob treinamento, é possível desenvolver uma outra forma de intuição que se manifesta como o flash de uma filmadora, que acende e permanece aceso por um átimo. Chamamos a esse fenômeno intuição linear, quando conseguimos manter a intuição fluindo voluntariamente por um segundo inteiro – ou mais”. (Tratado de Yôga – Ed. Nobel – DeRose)

Na prática da meditação, o que queremos é desligar os pensamentos e deixar a consciência fluir por um canal mais sutil, mais profundo, o intuicional.

Aquietando a mente

Se pararmos e prestarmos atenção, veremos que nossa mente vive em uma atividade frenética de pensamentos entre o que já ocorreu e as suas idealizações. Além do enorme desgaste de energia, isso impede que nossa atenção esteja presente em cada momento concreto que estamos vivendo. Ela vive presa ao passado ou vagueando pelo futuro.

Conseguimos aquietar a mente, criando um silêncio interior, concentrando a atenção no presente e assim libertando a mente do passado e do futuro, que são profundamente estressantes.

Quando conseguimos centrar nossa atenção no presente, experimentamos um nível bom de tranquilidade. E é aí, sem intervenção nenhuma de fora, que conseguimos despertar o que temos no nosso interior, fazendo com que ele passe a se expressar, chegando com isso, ao autoconhecimento.

Existem alguns caminhos que lhe auxiliam na meditação:

  • o primeiro é concentrar a mente em um símbolo, uma imagem;
  • o segundo é concentrar a mente em um som;
  • e também existem outros que são iniciáticos.

O que ocorre é que, pela repetição (visualização da mesma imagem ou pelo som), sua mente é saturada por um único pensamento. Concentrando no presente, concentra-se em si mesmo, afastando toda a sorte de pensamentos sobre o passado ou sobre o futuro.

Repetindo a imagem ou o som, a mente vai serenando progressivamente. Funciona como ponto de referência ao qual sempre voltamos quando nos percebemos dispersos ou envoltos pelas distrações.

Não vai evitar as distrações, mas ajuda a voltar a atenção para o momento presente, todas as vezes que dele a mente for desviada.

Fatores que influenciam a meditação

O Professor Ricardo Poli sugere alguns fatores que auxiliam a meditação:

  • Fator genético: Mozart, com apenas cinco anos, compôs a primeira sinfonia. Ramakrishna entrou em estado expandido da consciência, hiperconsciência, mega lucidez com apenas seis anos;
  • Prática das técnicas do DeRose Method constituída por oito partes: são as ferramentas para a evolução. Para quem está em busca do autoconhecimento, tem que praticar todos os dias! Não existe domingo, não existe feriado, tem que ser todos os dias. Nem que seja por apenas oito minutos. É claro que este não é o ideal, mas é para você ver que tempo não é desculpa;
  • Vontade muito grande de conquistar a estabilidade: Isso através da disciplina e constância, com desprendimento e desapego. É o ato de sentir na medida, fazer com que as oscilações emocionais fiquem mais sutis. Esses dois geram resultados consistentes e duradouros;
  • Maturidade Emocional: o efeito específico é eliminar a instabilidade da consciência;
  • Alimentação Biológica: É necessário se alimentar corretamente para gerar o mínimo desgaste da máquina. Quanto mais vivo, melhor o alimento, essa alimentação biológica predispõe a estados de consciência;

Meditar faz bem

Estudo recente da universidade de Harvard mostram que apenas 8 semanas de prática de concentração diária aumenta a quantidade de massa cinzenta do cérebro.

Veja bem, não são oito meses nem oito anos! Apenas oito semanas e há uma mudança significativa e positiva no encéfalo, mais precisamente no hipocampo esquerdo, conhecido por ser importante para a aprendizagem e memória, e em estruturas associadas à autoconsciência, compaixão e introspecção. Sem contar que os níveis de cortisol (hormônio do stress) chegaram a diminuir 47% para as pessoas que fizerem este experimento.

Outra boa forma de incrementar nossos resultados é focar no positivo! Observe seus pontos fortes e coloque mais atenção neles. Importantes estudos nos mostram que se colocarmos mais atenção nas nossas características positivas seremos mais felizes e consequentemente melhoraremos os resultados em todas as áreas de nossa vida.

Por Melissa Borges da Costa, instrutora do DeROSE Method Alto da XV

Tire suas dúvidas

Informe seus dados e em breve entraremos em contato.

💬 Posso lhe ajudar?
Escanear o código